Historial


Com base no trabalho desenvolvido com as classes de dança contemporânea, iniciou-se o projecto de criação de uma companhia de dança, que deu os primeiros passos no início de 2002.

A partir de 2004, adopta definitivamente o nome de “Companhia de Dança do Algarve”, sendo constituída essencialmente por bailarinos muito jovens, mas de qualidade unanimemente reconhecida, alguns deles tendo já alcançado importantes prémios em concursos internacionais.

Desde a sua criação, a Companhia conta com múltiplas apresentações em território nacional e realizou, com grande sucesso, uma digressão na Rússia, em 2003-2004, tendo já actuado noutros países europeus como Alemanha, França, Espanha, Polónia, Bélgica e Itália.

Sendo um grande admirador de Maurice Béjart, Mats Ek, Roland Petit, Jirí Kylián, Alvin Ailey, Nacho Duato, John Neumeier entre outros, o Coreógrafo e Director Artístico da Companhia, Evgueni Beliaev sintetiza, nas suas criações, diferentes técnicas, às quais imprime um cunho pessoal, resumindo e actualizando os ensinamentos das gerações de coreógrafos que o precedem.

A diversidade dos textos musicais, que vão do século XII à actualidade, permite que as opções coreográficas reflictam as duas grandes linhas de força a partir das quais se desenvolve o trabalho da “Companhia de Dança do Algarve”, isto é, por um lado a paixão pelos grandes textos e as grandes histórias e, por outro, a atenção concedida ao ser humano, às suas fragilidades, sonhos e utopias.

Assim, os seus espectáculos são inspirados em compositores como Mozart, Bach, Tchaikovsky, Prokofiev a Mike Oldfield, Sting, Queen, Bobby McFerrin, Dave Gruzin, John Williams ou Dulce Pontes.

 
 
 
 

 
 
 
 
CDA - Companhia de Dança do Algarve (Portugal)