Evgueni Beliaev

stico
Evgueni Alexandrovich Beliaev iniciou a sua actividade aos 8 anos, no Centro Cultural de Ivanovo. Aos 12 anos, integrou a Companhia de Dança Internacional da Rússia. Em 1980, concluiu a sua formação na Escola Superior de Dança de Ivanovo, que lhe conferiu qualificação de Bailarino Profissional, Coreógrafo e Professor de Ballet.



Ao longo da sua actividade, integrou diferentes companhias de Moscovo, entre as quais se destacam a Companhia de Dança Contemporânea "Rythms of the Planet" (bailarino principal) e Companhia Militar do Exército Vermelho (bailarino principal), ao serviço das quais divulgou a dança contemporânea em vários países, nomeadamente, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Espanha.

Radicado em Portugal desde 1992, este coreógrafo e bailarino dirigiu várias classes de dança contemporânea no Norte do país e, nos anos lectivos de 2000/2001 e 2001/2002, foi professor no Conservatório Regional do Algarve e na Sociedade Recreativa Artística Farense.

No ano lectivo de 2002/2003, formou a sua própria Escola de Dança, em Faro. Os seus alunos têm sido premiados em vários concursos nacionais e internacionais.

Desde 2001, tem organizado, anualmente, “Workshops” de dança, nos quais os alunos têm a oportunidade de aprender diferentes disciplinas leccionados por bailarinos e professores russos, alguns dos quais formados no Teatro Bolshoi e Teatro Marinsky.

Em 2005, foi formador do módulo "Expressão Dramática e Corporal", no Curso Para Aperfeiçoamento de Actores I, organizado pela ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve.

A partir do trabalho desenvolvido com as classes de dança clássica e contemporânea, criou a "Companhia de Dança do Algarve”, da qual é o Director Artístico e principal coreógrafo.

Como coreógrafo, também colaborou com a ACTA-A Companhia de Teatro do Algarve, sendo responsável pelas coreografias das peças Antígona, Pandemónio, História do Soldado e Ricardo III, estreadas em 2004, 2005 e 2006.

Tem sido responsável por diversas peças de bailado e coreográficas, desde 2006 até à presente data.

 
 
 
 

 
 
 
 
CDA - Companhia de Dança do Algarve (Portugal)