A associação pretende, desde da génese, encetar esforços em identificar, promover, criar e divulgar actividades culturais, empreender formação no mesmo âmbito, debater ideias e promover culturalmente o Concelho de Lagoa e a região algarvia.

Roberto Estorninho (Presidente da Direcção)
 
 
 

Ideias na Internet

A Ideias do Levante combina com dinamismo e desassossego. A associação, fundada a 27 de Abril de 1995, foi uma das primeiras associações culturais algarvias a aproveitar as vantagens da Internet, na gestão e divulgação da própria instituição, das suas actividades e intervenientes.

Em 1997, é lançado “online” o primeiro código HTML (acrónimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language) exclusivo da própria associação. A ideia partiu de Helena Tapadinhas, na altura como presidente da direcção da associação, que sugeriu que fosse colocada, na Internet, alguma informação sobre a associação.

Em 1998, com a colaboração de Roberto Estorninho, o domínio e alojamento usando o id3ias.com é registado através da empresa de “hosting” Ciberconceito. Inicialmente, o id3ias.com, foi utilizado como um portal da cultura do Algarve, onde os agentes culturais do Algarve poderiam divulgar as suas actividades. No mesmo ano, a 1 de Dezembro, o site oficial da associação é criado, aproveitando uma pasta no alojamento id3ias.com (www.id3ias.com/ideiasdolevante) . Mais tarde, o id3ias.com passa a ser utilizado para albergar o Projecto 3 Ideias que visa dotar associações algarvias com Web sites.

Em 1999, Roberto Estorninho reformulou o trabalho desenvolvido e registou o primeiro endereço exclusivo (www.ideiasdolevante.rg3.net), utilizando um domínio gratuito, redireccionando-o para a pasta onde o site da associação já se encontrava alojado. Roberto Estorninho ofereceu um novo visual e dinamismo no que eventualmente tornar-se-ia a segunda versão do site da associação. Ainda, em 1999, a associação lança o Projecto Adiemus (www.adiemus.co.pt) que basicamente é um directório online em constante desenvolvimento que foi lançado no intuito de colmatar a falta de uma estrutura online dedicada à música coral portuguesa, com vista a divulgar a arte e aproximar os seus intervenientes.

Em Janeiro de 2003, o domínio actual (www.ideiasdolevante.net) da associação é registado, sendo apresentada, em conjunto, a terceira versão. Em Abril de 2003, é criado o site da Semana Coral de Lagoa (www.semanacoral.net), um evento de referência no panorama cultural do Algarve. Ainda em 2003, são criados dois sites alusivos às produções teatrais que a associação realizou nesse ano, nomeadamente as peças de teatro “Sair do Armário” (www.sairdoarmario.rg3.net) e “Ateia-me” (www.ateia-me.rg3.net).

A partir de 2004, até aos nossos dias, o site da associação foi alvo de várias remodelações e de funcionalidades implementadas, destacando-se as seguintes: gestão de sócios, gestão de actividades, gestão de notícias e agenda, gestão de comunicações, contas de sócios, mapas dinâmicos, arquivo, fórum, etc.

Em 2007, para que o acesso e exclusividade do nome “ideiasdolevante” fossem garantidos, são registados os seguintes domínios: ideiasdolevante.com, ideiasdolevante.org e ideiasdolevante.info . Ainda no mesmo ano, é criado o “blog” (www.ideiasdolevante.blogspot.com) e o “Hi5” (http://ideiasdolevante.hi5.com) da associação.

Em 2008, o site do Projecto Adiemus foi remodelado ao nível do design e das funcionalidades. O site foi dotado de um gestor de conteúdos e de uma maior interacção com os visitantes e membros do site.

Em 2009, o site da associação foi remodelado ao nível do design e das funcionalidades. O site foi dotado de um gestor de mailing list dinâmico melhorado e mais interactivo com os visitantes do site. Ainda no mesmo ano, é criado o novo domínio (www.adiemus.info) para o Projecto Adiemus.

Em 2010, é criada a Rede Social "Polifonia" (www.polifonia.info) direccionada ao universo coral, fruto de uma parceria entre a associação e a empresa Crowntek, Lda. Ainda no mesmo ano, é criada uma conta no Facebook para a associação (www.facebook.com/ideiasdolevante). 

A associação é considerada, por muitos, como uma das associações culturais mais inovadoras em termos de dinâmicas de divulgação, gestão, e administração. Este reconhecimento é conseguido através de muito trabalho e de um grande apoio, não só por parte dos sócios, amigos, e colaboradores, mas também da comunicação social em geral e das várias instituições que apoiam a associação.



Projectos em destaque

Ideias do Levante ( Site da associação )
Projecto Adiemus ( Directório de Grupos Corais Portugueses )
Projecto 3 Ideias ( Ideias para o associativismo algarvio )


Últimas iniciativas



 
 


    ..












 
 
 
 
 
 
IDEIAS do LEVANTE - Associação Cultural de Lagoa