A associação alberga dois grupos corais. Os grupos têm como objectivo a progressão gradual quer técnica como artística do grupo, e paralela promoção cultural do Concelho de Lagoa e da Região. Venha divertir-se e cantar connosco!

Francisco Brazão (Director Artístico da secção Coral da Ideias do Levante)
 
 
 

Coral Ideias do Levante

A associação alberga um grupo coral polifónico composto por elementos de várias nacionalidades, que interpretam um repertório variado e alegre.

O Coral Ideias do Levante foi fundado em 1996, passando a apresentar-se como um dos pólos da Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa. 

Inicialmente com regência do maestro Ricardo Carvalho, é em Janeiro de 1998, sob a direcção artística do prof. José Carlos Bago d’Uva que o grupo passa a trabalhar com base numa renovada concepção de "pedagogia do canto coral". O Coral teve como maestros assistentes, Francisco Brazão (durante 2003) e Maria Saramago (durante 2012). O Coral teve ainda o privilégio de ser acompanhado, ao piano, por Rute Simões, Lutz Kettnaker, Silvia Smeman, Alany Steiner e Ricardo Coelho.

Actuou em diversos pontos da Península Ibérica e organiza vários eventos ao longo do ano, destacando-se a SEMANA CORAL DE LAGOA, iniciativa que cobre as freguesias do Concelho com concertos de música coral, contando com a participação de coros da região, do resto do país e do estrangeiro.

O Coral Ideias do Levante tem como objectivo a progressão gradual quer técnica como artística do grupo, e paralela promoção cultural do Concelho de Lagoa e da Região através da música coral polifónica. Interpreta um repertório bastante ecléctico como meio de intervenção pedagógica e de formação de público. A intensa dinamização cultural desenvolvida pelo Coral Ideias do Levante, deve-se em grande medida ao apoio do Município de Lagoa (Algarve).

O Coral Ideias do Levante é, desde Novembro de 2003, dirigido pelo director artístico Francisco Brazão, sendo que em 2016, o grupo coral será orientado pela maestrina Vera Batista, durante a ausência do director artístico.   


Vídeos de actuações do Coral Ideias do Levante

Concertos de Natal e Apontamentos ( Vídeo 1 ; Vídeo 2 )


Fotografias alusivas ao Coral Ideias do Levante 

Fotografia do Coral Ideias do Levante ( Imprensa - 3872x2592pixels - 300dpi ).
Registo de imagens do Coral ( Galeria do Coral ).
Consulte as fotografias da Semana Coral ( Galeria da Semana ).


Ensaios

Ensaios no CEFLA - Centro de Estudos e Formação de Lagoa, Sala 10
ou no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Lagoa.
(Repertório Clássico e Popular Nacional e Internacional)
Quartas, das 20h00 às 22h00


Quer participar?

(1) Para participar terá que assistir a um dos nos nossos ensaios, e realizar uma pequena audição privada com o director artístico, no final do ensaio.

(2) Depois da audição privada, o director artístico decidirá se poderemos contar com a sua participação no grupo coral, ou não. Poderá, eventualmente, participar durante um período experimental, se o director artístico assim o entender. De qualquer forma, o director artístico decidirá, mais uma vez, após o período experimental, se poderemos contar com a sua participação no grupo coral, ou não.

(3) Se o director artístico concordar com a sua participação no grupo coral, esta será a altura ideal para se tornar sócio(a) da associação (se ainda não o é), pois esta actividade tem um desconto acentuado para sócios da associação.
Para se inscrever como sócio(a), visite a página ( Proposta de Sócio ), onde encontrará o formulário de inscrição online para enviar a sua proposta e informação alusiva ao processo de inscrição como sócio na associação. Sendo membro do grupo coral, o valor da jóia e da quota anual já estão incluídas/distribuídas nas mensalidades, não sendo necessário pagar esses valores à parte.
O valor da mensalidade (para participar no coro) é de 10 Euros para sócios, e 20 Euros para não-sócios.

(4) A sua participação, nos concertos do grupo coral, só será possível com o consentimento do director artístico, independentemente de você se encontrar em período experimental, ou não. Contudo, será sempre convidado(a) a assistir aos concertos, e/ou a acompanhar o grupo coral nas suas deslocações. 


Regulamento Interno do Coral

Download do documento (Documento em formato PDF, com cerca de 100kb)

 


Notícias


Agenda do Coral


Consulte a agenda de actividades do grupo coral para este ano
no
Plano Anual e quais as actividades já realizadas no Arquivo .




 


 
 


    ..












 
 
 
 
 
 
IDEIAS do LEVANTE - Associação Cultural de Lagoa