O Projecto “Contadores do Levante” surge na Associação Ideias do Levante em Outubro de 2003 com os objectivos de mobilizar e sensibilizar os contadores e aprendizes de contar e o público em geral para a importância de contar e ouvir histórias.

Bruno Batista (Contador de Histórias)
 
 
 

Grupo de Contadores

A Associação Cultural de Lagoa "Ideias do Levante" desenvolve uma actividade intitulada "Contadores do Levante". Trata-se de um projecto na área da Literatura Oral, mais especificamente, na arte de contar.



Segundo as palavras de Bruno Batista, coordenador do projecto, "pretende-se reunir todos os aprendizes do contar da região algarvia e desenvolver um trabalho de recolha, divulgação e apresentação dos muitos contos por aí existentes envolvendo todas as faixas etárias".

Nos últimos tempos têm vindo a surgir alguns contadores e projectos em torno dos contos, como é o caso das "Palavras Andarilhas" em Beja.

Para Bruno Batista, "este fenómeno deve-se à necessidade presente de regressarmos às nossas origens e tradições e à necessidade das pessoas sentirem e imaginarem mundos que só os contos nos oferecem".

O projecto iniciado em Outubro de 2003, com reuniões quinzenais na sede da Associação em Lagoa, conta com o apoio do Centro de Estudos Ataíde de Oliveira da Universidade do Algarve, dedicado ao trabalho de recolha de vários géneros de Literatura de Expressão Oral.


O que é?

“Contadores do Levante” é um projecto de mobilização e sensibilização dos contadores e aprendizes de contar da região algarvia.

Quais os objectivos?

- Mobilizar os contadores e aprendizes de contar do Algarve e reuni-los regularmente para troca de experiências e saberes.

- Criar um movimento na região algarvia em torno da divulgação da literatura de expressão oral, incidindo principalmente na população adulta.

- Explorar novas formas de contar e levar os contos a novos espaços que não as bibliotecas.

- Sensibilizar as pessoas para a importância da Literatura de Expressão Oral, estimulando a sua participação nas sessões públicas a realizar.

- Criar parcerias com entidades e associações interessadas na divulgação da literatura de expressão oral.

Onde está situado?

O projecto “Contadores do Levante” está inserido na Associação Cultural Ideias do Levante. No entanto, o mesmo pretende funcionar por todo o Algarve através de parcerias com outras entidades e associações.

Como funciona?

Neste momento o grupo “Contadores do Levante” reúne-se quinzenalmente na associação Ideias do Levante em Lagoa mas pretende-se que as mesmas reuniões se realizem um pouco por todo o Algarve nas várias associações interessadas numa parceria nesta área.
O grupo também apresenta-se a público em Sessões de Contos por ele agendadas em locais a determinar, saindo, sempre que possível, dos espaços convencionais para este tipo de actividade, como é o caso das Bibliotecas.

Quem pode participar?

O projecto está aberto à participação de contadores, de simpatizantes dos contos ou de aprendizes de contar. As reuniões são de livre participação, podendo qualquer pessoa participar sem compromisso. Já as Sessões de Contos são previamente planeadas, sendo os seus participantes contadores com alguma experiência. No entanto, nas sessões públicas, o público é sempre estimulado a participar.

Que tipo de contos são explorados no projecto?

O projecto “Contadores do Levante” não pretende explorar nenhum tipo de conto em particular. Assim, os participantes podem escolher o tipo de contos que mais lhes agrada. Os mesmos podem ir desde os contos tradicionais até aos contos modernos ou de autor, passando pelos contos fantásticos, contos de fadas, mitos gregos, lendas, contos algarvios, entre outros.

Onde iremos contar?

Fique atento/a às notícias e/ou agenda do projecto “Contadores do Levante”. ( Agenda Mensal - Plano Anual - Notícias )







 
 


    ..












 
 
 
 
 
 
IDEIAS do LEVANTE - Associação Cultural de Lagoa