Contadores

A Associação Cultural de Lagoa "Ideias do Levante" desenvolve uma actividade intitulada "Contadores do Levante". Trata-se de um projecto na área da Literatura Oral, mais especificamente, na arte de contar.



Segundo as palavras de Bruno Batista, coordenador do projecto, "pretende-se reunir todos os aprendizes do contar da região algarvia e desenvolver um trabalho de recolha, divulgação e apresentação dos muitos contos por aí existentes envolvendo todas as faixas etárias".

Nos últimos tempos têm vindo a surgir alguns contadores e projectos em torno dos contos, como é o caso das "Palavras Andarilhas" em Beja.

Para Bruno Batista, "este fenómeno deve-se à necessidade presente de regressarmos às nossas origens e tradições e à necessidade das pessoas sentirem e imaginarem mundos que só os contos nos oferecem".

O projecto iniciado em Outubro de 2003, com reuniões quinzenais na sede da Associação em Lagoa, conta com o apoio do Centro de Estudos Ataíde de Oliveira da Universidade do Algarve, dedicado ao trabalho de recolha de vários géneros de Literatura de Expressão Oral.